sábado, 15 de janeiro de 2011

13º Signo?!

Nos últimos tempos, temos visto alguma polêmica e alguns mal-entendidos no que diz respeito aos signos do zodíaco e às constelações que o mesmo contém. Na verdade, não devemos fazer confusão entre signo e constelação zodiacal. Os signos, em número de doze, correspondem cada um à divisão de 30 graus do círculo zodiacal ( 360 /12 = 30), os quais recebem o nome da constelação mais significativa daquela região do céu conforme os povos antigos que criaram tal concepção de organização estelar, e que a Astrologia adotou e ajudou a popularizar.

As constelações sempre tiveram, desde a época das civilizações mais antigas, a importante função de dar uma organização ao céu, facilitando sua leitura e ajudando na identificação dos astros. Sempre representaram uma verdadeira cartografia do céu. Acontece, contudo, que até o início deste século, a delimitação das constelações não respeitava um critério padrão, existindo cartas celestes com limites irregulares, além de arbitrários e ainda com algumas linhas curvas. Havia também mapas e globos celestes com configurações artisticamente elaboradas, sem a precisão do rigor científico, como ainda constelações que eram identificadas por linhas arbitrárias que interligavam suas estrelas.

Foi a partir de 1922, quando da criação da União Astronômica Internacional (UAI), que o conceito de constelação começou a mudar e surgiu Ofiúco (Ophiucus) como uma 13a constelação zodiacal. Durante a assembléia geral da UAI em 1925, em Cambridge, foi criado um grupo de trabalho para estudar a questão das delimitações das constelações, surgindo daí a proposta de criação de regiões na esfera celeste, tal como um país dividido em estados. Assim, a esfera celeste foi dividida em 88 regiões, também chamadas constelações, com tamanhos variados e delimitações bem definidas e retilíneas. Cada região recebeu o nome da principal constelação nela predominante e todas aquelas cortadas pela linha da eclíptica (linha que no céu, vista da Terra, representa o caminho percorrido pelo Sol durante o ano) passaram a ser consideradas zodiacais.

Convém explicar que o zodíaco é um círculo ou faixa de 17 graus no céu, que abrange toda a esfera celeste e que tem no centro a linha da eclíptica. Foi desta forma, então, que o zodíaco acabou por ser premiado com 13 regiões ou constelações, que são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Convém salientar novamente que para ser considerada zodiacal a constelação deve ser atravessada pela linha da eclíptica, ou seja, o sol deve cruzá-la ao longo do ano. Acontece que depois de passar por Libra e Escorpião, o sol cruza Ofiúco de 30 de novembro a 17 de dezembro, antes de entrar em Sagitário. Porém, esta passagem do sol por Ofiúco não é considerada pela astrologia.

Do modo como foi organizado o céu pela UAI, todas as treze constelações ocupam espaços diferentes ao longo da linha da eclíptica, o que significa dizer que a divisão do zodíaco em doze signos de trinta graus cada um é puramente arbitrária e segue apenas a tradição dos povos antigos. Ofiúco é uma constelação um tanto extensa, sendo conhecida também por Serpentário. Na mitologia grega, este agrupamento de estrelas estava associado a Esculápio, deus da medicina. Segundo a lenda, Esculápio passou a dedicar-se à arte da cura após ver uma serpente ressuscitar outra com algumas ervas que trazia em sua boca.

Esta é, inclusive, a origem do símbolo das ciências médicas: duas serpentes enroladas num bastão. Ainda sobre esta constelação, diz-nos o saudoso professor Amaro Seixas Netto:

"Em realidade, o Zodíaco atual tem treze constelações. Desde 1952, temos adotado esta Constelação Zodiacal em nossos estudos, criando assim o Zodíaco perfeito e exato sobre a Eclíptica. Esta descoberta decorreu duma análise profunda do curso do Sol zodiacal, e deste modo propusemos a sua notação na Faixa Zodiacal bem como criamos o seu signo, publicado na Imprensa para registro. Pode observar-se que o Sol, no Zodíaco, percorre pequena parte do Escorpião e logo entra no Ofiuco, para depois ingressar em Sagitário." SEIXAS NETTO, A. O zodíaco. São Paulo : Editora do Escritor, página 60.

Para alguns astrólogos, a polêmica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, haja vista que não são as constelações lá no céu que influenciam os seres aqui na Terra e sim energias cósmicas que tomam como referência os signos tradicionais. Há também opiniões que procuram justificar que tanto a cobra (Ofiúco) como o escorpião são animais que trocam de pele, indicando uma personalidade sujeita a grandes flutuações, e que, neste caso, Ofiúco vem a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião.

Portanto, apesar de termos 13 constelações zodiacais, com a inclusão de Ofiúco, a divisão do zodíaco em doze signos, para efeito da astrologia, segue a antiga tradição e não precisa levar em consideração as mudanças estabelecidas pela UAI, o que muitos astrônomos consideram uma imperfeição. E como a divisão do zodíaco em signos não apresenta nenhum interesse prático maior para a astronomia, o surgimento de Ofiúco como região zodiacal em nada deverá abalar as crenças e os estudos astrológicos, pois os astrólogos sabem que suas concepções não partem das constelações e sim dos signos, que são meras convenções.

Paulo Araújo Duarte. Professor de Astronomia do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina.   -  pduarte45@hotmail.com.


________

e vocês, leitores, o que acham de mudar de signo? õ/ kk ps: eu nem acredito nisso, mas como é assunto do momento... hm

________

#FATO


HAHAHAHA, FAAATO *--------*

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Inveja, ciúmes e afins

Bem, acho que uma coisa que todo mundo alguma vez na vida já sofreu foi inveja dos outros. Sim, e pior, quanto mais nos invejam, pior é (claro), pois a inveja, como muitos dizerm, não aumenta sua "fama", e sim, vai nos afundando, nos deixando fracos, nos destruindo, aos poucos...
Mas e aí, como podemos nos proteger disso? Olha, proteção, nós não temos. Acho que a única saída é se afastar ao pouco, desses tipinhos. Mas aí você pergunta: "estando eu distante, não serei mais 'invejada' ?"
Não é bem assim, acontece que, quando estamos afastados dessas pessas negativas, as chances de algo ruim acontecer conosco diminue. SIM, inveja seca, mata, destrói. E devemos estar sempre de olhos bem abertos. Portanto, não saia por aí contando para todo mundo as suas vitórias, além de parecer que você quer se mostrar, muito olho gordo cairá sobre ti. Não deixe que a inveja dos outros, destrua suas alegrias.
Bem, e ciúmes? Cara, sinceramente, eu odeio isso! Eu até acho fofinho um ciuminho de vez em quando, mas pera lá! TUDO tem um limite certo? 
Eu estava com um cara que uma vez, tinha ciumes de TUDO. EU NÃO PODIA VER TV PORQUE ELE TINHA CIÚMES DOS ARTISTAS #DICA. O que aconteceu? nossa porcaria de relacionamento não durou se quer um mês. Cara, se controla! Porque ninguém é de ninguém! E também, se num relacionamento não rola confiança, não rola amor verdadeiro. E se não rola amor verdadeiro, que diabos de relacionamento é esse?!?! 
Portanto CUIDADO! Cuidado para não sufocar seus amigos e tals, e também cuidado para não ser sufocado! Porque NINGUÉM MERECE alguém grudento que vive emburrado por ciúmes certo? Então, aprenda a amar sem abusar dos ciúmes. Ciúmes em certa dose é legal, significa que você gosta do outro, mas uma hora cansa, e você pode perder o "amor de sua vida" por isso.
E sério, eu particularmente, ODEIO ciúmes! Se o cara começa com ciúmes, corto a dele na hora #FATO. E se você é muito ciumento, se controle, porque depois que você perde um alguém pelo fato de tê-la cansado, e você perceber que a culpa foi SUA, tentar voltar atrás pode não dar certo, e aí sim, você verá seu amor com outros, e então sentirá a verdadeira dor dos ciúmes, e pior, com uma dose de saudade.
Bem, é isso galera, reflitam, não estraguem sua vida por um ciuminho bobo ok? E muito menos por inveja.
EVITE pessoas abaixo de você, assim, evitará inveja. Entendem? Espero que sim, e não esqueça de controlar esse ciúme louco aí. HAHA!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sinta a minha traição - Parte III


A senhora gritou:
- Acha que você, apenas através de informações, conseguirá encontrar um homem que a polícia procura a mais de dez anos?
Eu, com toda a brutalidade do mundo, respondi:
- Quem é a senhora para dizer o que eu consigo ou não consigo fazer? Hein? Olhe pra você, depravada nesta varanda, com um tubo de oxigênio do lado, acha que pode dar moral a quem? Seus dias estão contados, olhe sua decadência, nem falar direito consegue mulher! Não sabe do que sou capaz.
Naquele momento, aquele local ficou em silêncio, olhei para os lados, vi as pessoas me olhando com desprezo, até que uma adolescente berrou:
- Ela pode estar perto de morrer, ou como você disse, com os dias contados. Ao menos, ela foi uma boa pessoa, ao contrário de você, que quer achar um assassino sabe Deus por que. E quando ela morrer, você se lembrará amargamente dessas palavras. Além do mais, o mundo dá volta, no entanto, nunca diga “não beberei desta água”. O futuro pode ser cruel com quem o desafia.
Eu, com todo o ódio no coração, apenas falei:
- Nunca beberei desta água, enquanto ao futuro, ele já me mostrou muitas coisas, coisas ruins demais, para uma adolescente estúpida e complexa vir me dar moral. E outra, nunca mais me retruque, você poderá se arrepender.
A garota, rindo alto, respondeu:
- Retrucar-te-ei eternamente dona razão, o que vai fazer, me matar? Ora minha querida, que moral uma assassina pode esperar? Você está abaixo da moral dos cães.
Naquele momento, nem pensei, Oh Deus, porque eu não pensei? Apenas saquei uma faca que tinha no meu bolso e parti pra cima da garota, cortei-lhe a garganta e disse:
- E você, nessas situações, a beira da morte, que moral pode me entregar?
Ela com lágrimas de dor, respondeu:
- Com a moral de uma pessoa justa que não precisou matar ninguém para parecer por cima.
Eu me levantei e não acreditando no que tinha feito, pensei:
“Sou uma assassina agora, mas, como ela pode ter afirmado que eu já era uma antes? Eu tinha cara de quem queria matá-la?”.
Por alguns instantes, me orgulhei do que tinha feito, vi aquelas pessoas berrando, ao redor daquela garota, até que ouvi:
- A polícia!
Sem pensar, roubei um carro, e dali, saí em disparada.
Entrei em um beco, onde pessoas me olhavam horrivelmente. Eu começava a ficar com medo do que podia estar me esperando, porém, continuei a viagem.
Andei quilômetros, estava com a mão suja de sangue, havia conseguido me desviar da polícia. Comecei a observar as casas ao meu redor, enquanto dirigia. Parei o carro num acostamento na frente de uma humilde casa. Sai do carro, percebo que a porta desta casa estava aberta, sem pensar entrei berrando:
 - Fui seqüestrada! Consegui fugir! Mas meu carro está aí na frente, preciso me livrar dele, ou então me acharão aqui, socorro!


                                                                                                   Página 4